ESCRITA DE LÍNGUA DE SINAIS VISOGRAFIA

O Sistema de Escrita de Língua de Sinais VisoGrafia é resultado de minha pesquisa de doutorado, no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, da Universidade Federal de Mato Grosso, cuja tese "VisoGrafia: o problema do conteúdo, material e forma na escrita de sinais", foi defendida em março de 2019. 

A forma da escrita que utilizamos hoje,  já não é a mesma de 2017 (livro "O despertar para o outro: entre escritas de  língua de sinais"), tampouco é a de 2019 (da nossa tese "VisoGrafia: o problema do conteúdo, material e forma na escrita de sinais"), portanto, cuidado ao tomar aquilo que já é histórico nesse sistema, como se ainda fosse utilizado. É errado afirmar, como fez um "pesquisador" em seu trabalho (que tive o desprazer de ler), que a VisoGrafia não possui símbolos próprios, o que não é verdade: criamos muitos visografemas de nosso sistema. 

A partir da VisoGrafia, desenvolvi o Sistema de Descrição Paremológica (fonológica) Língua de Sinais, pensando nas pesquisas linguísticas da Libras e sua descrição. Que também apresentarei aqui neste pequeno site. Se você não compreender o conteúdo desse site ou da minha tese (que é pública), por gentileza, entre em contato comigo, que terei prazer em responder e esclarecer suas dúvidas. 

A escrita de língua de sinais VisoGrafia, qualificada por mim, como escrita visogramada (por causa do conjunto de visografemas [alfabeto], que chamamos visograma), nasceu da minha cabeça inquieta, que, obviamente, não se satisfaz com o banal. No ano de 2016, iniciei uma série de experimentos que culminaram com o meu doutoramento em Estudos de Linguagem, sob orientação da professora Simone de Jesus Padilha, que me impulsionou para a criação desse sistema.  A VisoGrafia incorpora o princípio da visualidade gráfica do sistema de escrita de língua de sinais Sign Writing e o aspecto alfabético da ELiS (Escrita das Línguas de Sinais). Desse último sistema, emprestou e adaptou vários visografemas (letras).

Claudio Alves Benassi 

LIVROS SOBRE ESCRITA DE LÍNGUA DE SINAIS

Em breve, novas publicações!
 
O DESPERTAR PARA O OUTRO (2017)
 
A Escrita de Língua de Sinais (ELS), apesar de sua importância, é ainda desconhecida do grande público da educação. A ELS é um dos aspectos mais relevantes para o desenvolvimento acadêmico e linguístico tanto do visual (surdo) quanto para o ouvinte, pois está provado que ambos podem se beneficiar da aprendizagem da ELS. Além da apresentação do Sign Writing, da ELiS e do SEL, o livro apresenta a VisoGrafia, sistema de ELS desenvolvido pelo professor e pesquisador Claudio Alves Benassi.
 
SERÁ REVISADO E REEDITADO EM BREVE... AGUARDEM!

Contato

Cao Benassi
Cuiabá - Mato Grosso - Brasil

Instagram @caobenassi
YouTube @gefillicordepequi

Cao Benassi © 2015 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode