ESTRUTURA ATUAL DA ESCRITA DE LÍNGUA DE SINAIS VISOGRAFIA
Desde a criação, até hoje, a VisoGrafia é um sistema de escrita de língua que sempre levou em consideração, o seu mais interessado: o usuário da língua de sinais. Para convencionarmos o sistema, propusemos um curso de extensão para professores, intérpretes, estudantes e pesquisadores da língua de sinais surdos e ouvintes. Desde então, temos implementado várias modificações no sistema, sempre obedecendo o princípio da coletividade, e sempre atendendo ao principal objetivo da criação da VisoGrafia.
Esse objetivo que muito prezamos é, além de criar, manter o sistema de escrita de língua de sinais VisoGrafia, grafando essa língua visualmente, e com baixo número de caracteres. Dessa forma, discussões sobre o nosso sistema de escrita de língua de sinais são sempre bem-vindas, no entanto, toda e qualquer modificação necessita ser decidida coletivamente e não implicar criação de novos visografemas e/ou diacríticos.
Visograma (alfabeto) atual com 36 visografemas (letras)
O sistema de escrita de sinais VisoGrafia é de estrutura linear, no qual os sinais são escritos da esquerda para a direita, preservando assim, a nossa cultura de escrever e ler em linhas horizontais, orientadas da esquerda para a direita. Aos visossinalizantes com dominância destra, a escrita não exige nenhuma advertência, porém visossinalizadores com mão dominante esquerda (canhotos), recomenda-se adicionar uma nota de rodapé contendo a informação de dominância das mãos.
Além dos visografemas, a VisoGrafia implementa um conjunto de diacríticos que são uma espécie de acento gráfico que auxilia o registro da língua de sinais, complementando com informações gráficas que um visografemas não possui. Os diacríticos podem ser um símbolo gráfico próprio, como um outro visografema, sempre escrito sobrescritamente ao visografema principal. Veja o quadro atual de diacríticos da VisoGrafia:

Segundo Benassi (2019), a VisoGrafia, quando aplicada na aprendizagem, oportunizou rápida assimilação por parte dos estudantes, por ser um sistema de escrita de língua de sinais com poucos caracteres e com poucas regras de escrita. Acadêmicos de um Curso de Letras-Libras - Licenciatura que participaram do experimento, em duas aulas conseguiram escrever o seu sinal-nome. Em um curso de extensão, alunos surdos e ouvintes conseguiram aprender a escrever e ler língua de sinais em 16 aulas. A escrita de língua de sinais VisoGrafia é o sistema com mais rapidez de aprendizagem. Em relação a isso, a VisoGrafia é referência!
Veja na figura abaixo, as vantagens da VisoGrafia em relação aos demais sistemas de escrita de língua de sinais.

O sistema de escrita de língua de sinais VisoGrafia é utilizado atualmente na Disciplina Escrita de Sinais do Curso de Letras-Libras - Licenciatura, do Departamento de Letras, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), apesar de não aparecer no PPP desse curso, que não delimita qual sistema deve ser utilizado.
A razão para a utilização é bastante lógica: a VisoGrafia possui somente 36 visografemas e 37 diacríticos, o que torna o processamento da escrita muito simples, eficaz, visual e rápido, além de ser de fácil e rápida aprendizagem, o que não é possível com outros sistemas. Além disso, a VisoGrafia oferece base para a descrição paremológica da língua de sinais e está sendo aplicada em três pesquisas de doutorado.
Pesquisas defendidas:
VisoGrafia: o problema do conteúdo, material e forma na escrita de sinais (Tese) 2019
Claudio Alves Benassi
Aprendizagem de escrita de sinais: aquisição da escrita e da leitura de língua de sinais por meio da VisoGrafia (Dissertação) 2020
Áurea de Santana Bueno
Descrição paremológica da Libras: uma análise comparativa de sinalemas em dicionários (Dissertação) 2023
Maria Emília Novaes dos Santos
Pesquisas em andamento
Sintaxe da Libras: uma discussão semâtico-gramatical com foco no uso dos verbos direcionais. Início: 2023. Tese
Áurea de Santana Bueno
Estudo toponímico dos pontos turísticos de Cuiabá em Libras: análise e registro do sinal. Início: 2023. Tese
Rayane Thaynara Santos
A importância cultural do registro escrito das línguas de sinais: tradução de livros da coleção "Pequenos cientistas" para a escrita de língua de sinais. Início: 2023. Tese
Rosa Carolina Silva de Gouveia

Visograma atual em PDF

QUADRO ATUAL DE DIACRÍTICOS DA VISOGRAFIA EM PDF.png)